-
Arquitetos: Pepe Gascon Arquitectura
- Área: 230 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Aitor Estévez
-
Fabricantes: Grupo Puma, Kline K-Line, Vaillant
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em uma área residencial de urbanização recente que, como resultado da crise econômica vivida na Espanha, se tornou a única moradia construída hoje.
A paisagem que envolve essa urbanização é muito heterogênea, apresentando grande disparidade geométrica e cromática. Assim, pretende-se construir uma casa de geometria clara, sem recorrer a gestos desnecessários, oferecendo uma leitura contundente e uma certa neutralidade em meio à heterogeneidade adjacente.
Para isso, a materialização exterior é feita com um único material, tanto em fachadas como em sua cobertura, de uma única água, enfatizando a volumetria da casa. A vegetação que cresce anarquicamente nos terrenos adjacentes - não construídos - faz com que a casa esteja parcialmente escondida entre eles.
A planta da casa é retangular e possui três níveis: um pequeno subsolo para garagem, o térreo onde estão os ambientes diurnos, concentrando todos os dormitórios no primeiro andar. A escada interna que conecta os três pavimentos está localizada no ambiente de pé-direito duplo disposto na cozinha.
No interior, as placas alveolares dos tetos pintados são mostradas em conjunto com um pavimento de concreto contínuo.
A continuidade do isolamento externo - usado em fachadas e coberturas - garante a ausência de pontes térmicas em todo o envolvente da residência. Juntamente com a energia geotérmica instalada, as necessidades energéticas desta casa são muito baixas.